sexta-feira, 7 de maio de 2010

«Escrever» Música

... afinal tem muitos mais séculos do que se pensava? A notícia aí está.

Há uma partitura musical com 4000 anos
(PÚBLICO) 2010.Maio.07

A descoberta arqueológica, em si, já aconteceu há mais de meio século: foi em 1948, na costa ocidental da Síria por uma missão francesa. Mas, agora, o pianista sírio Malek Jandali, está a tentar provar a tese de que as tabuletas cuneiformes de Ugarit mostram a existência de sistemas de anotação musical muito antes do seu aparecimento no Ocidente, no século XI.
O pianista terminou recentemente uma digressão pelo Médio Oriente com a peça Ecos de Ugarit, inspirada no texto das tabuletas, um hino de homenagem a uma deusa, e que Jandali gravou com a Orquestra Filarmónica russa. O pianista disse à AFP que quis com a obra "mostrar essa verdade histórica" corroborada pelo trabalho de arqueólogos e musicólogos como a americana Anne Kilmer.
"A anotação inscrita, embora diferente das actuais, prova a existência nessa época de uma teoria da música", afirmou à agência francesa de notícias. O resultado pode ser diferente consoante a interpretação dos símbolos musicais. "Certos musicólogos interpretaram os símbolos como uma melodia ou uma nota musical, outros como pausas ou ritmos", explica o pianista, que dedicou quatro anos a reunir todas as análises possíveis.
Jandali concluiu que cada tentativa de decifrar a música proporcionava uma melodia diferente e compôs a obra juntando todos os pontos comuns de cada uma dessas leituras distintas.

Sem comentários:

Enviar um comentário