terça-feira, 13 de outubro de 2009

Arqueólogos encontram novo Stonehenge

Arqueólogos acreditam ter encontrado vestígios de um segundo Stonehenge nas proximidades do famoso monumento pré-histórico, em Inglaterra.
As enormes 25 pedras que constituíam o monumento agora descoberto na margem ocidental do rio Avon desapareceram há milhares de anos mas, segundo oThe Guardian, o tamanho dos buracos em que elas se encontravam indicam que este era um círculo de bluestones (o termo é usado para todas as pedras "estrangeiras" encontradas em Stonehenge, trazidas de zonas situadas a muitos quilómetros de distância). O local agora identificado foi, por isso, baptizado como "Bluestonehenge".
As escavações revelaram o que os arqueólogos pensam ter sido um círculo de pedras com dez metros de diâmetro e rodeado por uma vala. Aqui seria o final de uma avenida entre o rio Avon e Stonehenge. De acordo com os arqueólogos – o projecto é dirigido pelo professor Mike Parker Pearson da Universidade de Sheffield –, a vala exterior em redor das pedras terá sido construída em torno do ano 2400 a.C., mas pontas de setas encontradas no interior do círculo parecem indicar que as pedras podem ter sido colocadas 500 anos antes.

(PÚBLICO) 2009.Out.08

Sem comentários:

Enviar um comentário